As “instruções irrevogáveis” do cliente, a que o banco se reporta no ofício, só podem ter, no contexto negocial em que se inserem, o sentido de uma garantia de pagamento, dada pelo ordenante, através do banco
A definição de ordem de pagamento é um “documento que instrui um banco a pagar uma determinada quantia a um terceiro. Esses pedidos são normalmente reconhecidos pelo banco, que fornece uma garantia de que o pagamento será feito.”
As ordens de pagamento são instrumentos pós-contrato frequentemente usados para pagar acordos de taxas aos agentes e geralmente contêm condições para que o pagamento seja atendido, como a conclusão bem-sucedida dos requisitos do contrato.
As ordens de pagamento com “condições” não devem ser confundidas com “ordens de pagamento condicional”. As ordens de pagamento condicional são instrumentos pré-contrato que consistem em um acordo de taxa documentado entre o beneficiário e o pagador, prova de capacidade de pagamento do pagador, que muitas vezes é emitida pelo Swift MT799 para o banco do destinatário e, ocasionalmente, instruções bancárias para o estabelecimento de uma ordem de pagamento após a execução do contrato. Tanto as ordens de pagamento quanto as ordens de pagamento condicional são assumidas. As ordens de pagamento com condições podem ser estabelecidas após a assinatura de um contrato e publicação de uma carta de crédito ou outro instrumento financeiro com o banco pagador, mas nunca são colocadas em vigor antes da execução do contrato por causa do risco de que o contrato não se concretize.