O ISIN (Número Internacional de Identificação de Títulos) , é um código único de 12 dígitos para identificação de valores mobiliários, como uma bolsa ou uma ligação. O sistema de numeração ISIN já existe há mais de 40 anos e atualmente está se tornando a principal avenida tradicional para a identificação de valores mobiliários em todo o mundo. Mais de 100 países adotam códigos ISIN. Um código ISIN é original de outros tipos de identificadores, tais como códigos de negociação, cujos principais marcas de identificação não são universais.
Os números de ISIN podem ser obtidos por empresas e fundos, assim como vários títulos em todo o mundo como: ações, títulos, bônus, empréstimos sindicalizados, derivativos, opções de ações, tesourarias, notas de médio prazo (MTN), papel comercial, trustes de todos os tipos, direitos, futuros, opções, ETFs e muitos outros.
Essencialmente, o método mais popular de obter um número ISIN é através de ofertas de ações ou de dívida. Assim, se uma empresa emite ações, seja pública ou privada, muitas vezes eles procurarão obter um número ISIN. Isto é particularmente verdadeiro para ofertas de dívida. Uma empresa de realização de uma oferta de títulos ou nota de oferta provavelmente irá procurar um número ISIN, especialmente se essas ofertas caem sob a Regra 144A (144A Offering) ou Regulamento S (Reg S) ou é uma nota global. Ambos os tipos de ofertas são comuns quando se candidatam a um código ISIN e número CUSIP.
Ao longo dos últimos 40 anos, os números ISIN ganhou popularidade e importância em todo o mundo como o método preeminente para identificar os títulos através das fronteiras. A Número de identificação de Segurança Internacional (ISIN) é exatamente o que ele representa: um número de identificação para os títulos na forma de um código. Quando negociação, compra ou venda, de valores mobiliários em todo o mundo, um número ISIN, pode desempenhar um papel ativo e necessário para aliviar as discrepâncias entre os símbolos de bilhetes ou bolsas estrangeiras ou plataformas de negociação quando se tenta identificar a segurança corretamente.
O ISIN ou norma ISSO 6166 foi criada em 2001 para identificar internacionalmente os valores mobiliários:
Existem 3 partes em cada ISIN, os hífenes não contam, apenas se apresentam para clarificar: Um código ISIN é um número alfanumérico de 12 dígitos. É assim que o código de numeração é dividido:
Os ISIN foram considerados no passado uma forma secundária de identificação de títulos, utilizados exclusivamente para compensação e liquidação. Recentemente, alguns países europeus adotaram o ISIN como seu principal identificador. ISIN são implicitamente utilizados nos Estados Unidos e no Canadá porque são baseados nos números do CUSIP. Com o tempo, a maioria dos países parece agora disposta a adotar os números ISIN como identificadores primários ou secundários.