Analisar um ativo, envolve diversos fatores e suas complexidades. Cada tipo de ativo tem suas próprias peculiaridades, documentações específicas, órgãos regulamentadores, procedimentos de mercado, parâmetros de avaliação, legislação e grau de valoração.
A ALTERNATIVE, com base nos procedimentos de mercado, sempre direcionados a estruturação de operações financeiras e não de compra e venda, tem critérios próprios de classificação de ativos em suas análises.
As análises podem ser simples (Relatório de Análise), ou mais complexo (Relatório de Análise de Viabilidade) com pareceres e laudos técnicos (administrativo, financeiro, jurídico e outros) onde contamos com a colaboração de diversos profissionais que nos disponibilizam seus serviços, bem como com a necessidade de Due Diligence e Compliance a ser feita por uma Instituição Financeira competente.
Referente a custos: Nossa primeira análise de viabilidade, sem emissão de relatório, due diligence ou compliance é feita de forma a não gerar ônus ao cliente potencial. No entanto o Relatório de Análise e o Relatório de Análise de Viabilidade, precisam ser orçados, variando conforme o caso e sua complexidade.
Observação: moedas fora de circulação, podem ser consideradas dentro de padrões de colecionadores, que incidam diretamente valor comercial.
Fundamentalista: quando se reúne uma série de técnicas, documentos, indicadores e pareceres, a partir dos quais são traçados projeções e resultados determinantes do valor do ativo.
Técnica: leva em consideração: aspectos analisados e apresentados em Laudos elaborados por peritos, situação do ativo no mercado, documentação legal, condições do ativo e percentual de deságio para garantia e/ou lastro.
Gráfica: podendo ser feita isoladamente ou em composição com a Fundamentalista ou Técnica. Trata-se de uma metodologia onde é possível visualizar o deslocamento do valor do ativo, dentro do mercado, possibilitando uma projeção futura.
Isso permite que uma instituição financeira entre em operações com maiores probabilidades de lucro e segurança e menores probabilidades de risco e perda. O objetivo da Análise Gráfica nunca será de “adivinhar” o que acontecerá de fato com o ativo, mas os acontecimentos estatisticamente mais passíveis de se concretizarem.