O contrato é a formalização de um pacto entre as partes e que possui conteúdo econômico. Por isso, é importante que haja uma boa e prévia análise de contratos, com a devida atenção a todas as cláusulas contratuais, evitando que a parte esteja sujeita a cláusulas abusivas.
A ALTERNATIVE, por solicitação ou consulta de um cliente, poderá emitir um Relatório de Análise ou um Relatório de Análise de Viabilidade, dependendo da necessidade e objetivo da estruturação.
As análises podem ser simples (Relatório de Análise), ou mais complexo (Relatório de Análise de Viabilidade) com pareceres e laudos técnicos (administrativo, financeiro, jurídico e outros) onde contamos com a colaboração de diversos profissionais que nos disponibilizam seus serviços, bem como com a necessidade de Due Diligence e Compliance a ser feita por uma Instituição Financeira competente.
Referente a custos: Nossa primeira análise de viabilidade, sem emissão de relatório, due diligence ou compliance é feita de forma a não gerar ônus ao cliente potencial. No entanto o Relatório de Análise e o Relatório de Análise de Viabilidade, precisam ser orçados, variando conforme o caso e sua complexidade.
Esta análise, tem por objetivo analisar o contrato, suas implicações, custos, retornos, aspectos legais, financeiros e mercadológicos, bem como normas, procedimentos e envolvidos no negócio ou na negociação objeto do contrato.
É inquestionável que os contratos fazem parte de qualquer procedimento de entendimento comercial, buscando estabelecer as regras e procedimentos de um determinado negócio. E vai desde uma simples negociação cotidiana até as operações mais complexas.
Contudo, sobretudo as pessoas físicas (mas também algumas empresas) não o dão a devida atenção e simplesmente assinam o contrato como se ele fosse uma mera formalidade.
Juridicamente, notamos que muitos assinam contratos sem sequer ler as cláusulas contratuais, acreditando na boa-fé da outra parte. Este fato é extremamente arriscado, pois um contrato mal feito pode ter consequências graves no campo jurídico, administrativo, financeiro, etc.
Por isso a análise de contratos detalhada, com cautela, pode evitar muitos problemas, inclusive na questão estrutural e financeira para as partes.