“Aconselhar profissionais da área de Direito é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido por eles, buscando detalhes, informações, lacunas e ângulos diferentes sobre o assunto, criando estratégias, de forma a maximizar o potencial destes profissionais, consequentemente trazendo maior segurança e chances de sucesso.”
Através da ADVICETECH (Conselho Técnico / Consilium Tech) a ALTERNATIVE acredita que os profissionais de direito que estão bitolados em regras e procedimentos imutáveis que, ao longo do tempo, estão se tornando ineficientes e causando surpresas desagradáveis no andamento processual, possam ter uma visão mais aberta, acesso a uma gama de informações mais detalhadas e direcionadas aos casos que estão sob sua responsabilidade, trazendo consequentemente melhores resultados.
É de conhecimento público, que os juízes e desembargadores estão a cada dia mais abarrotados de processos, o que torna humanamente impossível ter o domínio de cada caso com uma riqueza de detalhes que possibilite uma decisão acertada, pois não leem as petições, apelações, agravos, embargos e outros inúmeros recursos com a devida atenção necessária, e mesmo que o façam não conseguem registrar mentalmente todas as informações dos mais variados assuntos constantes em cada processo.
“Nestes últimos anos, saltamos rapidamente de um ciclo para outro. Mal nos acostumamos a um, precisamos mudar. Incessantemente.”
A dinâmica processual precisa ser modificada, sem que cause problemas protocolares ou normas e procedimentos que contrariem o Código Processual, seja Cível, Criminal, Trabalhista, Tributário e outros.
Nossa proposta é disponibilizar para os escritórios e profissionais de Direito, a possibilidade de terem uma gama de produtos que possam auxilia-lo em seus litígios, proporcionando um maior conhecimento sobre o assunto, principalmente nos pontos fortes e fracos do processo:
“Não basta fazer coisas boas, é preciso faze-las bem…”
Inicialmente, a ALTERNATIVE atuará apenas na área do Direito Civil: O Direito Civil pode ser entendido como o ramo do direito que cuida das relações jurídicas, como direitos e obrigações das pessoas físicas e jurídicas dentro da esfera civil, ou seja, “direitos e deveres da pessoa física e jurídica”. É um ramo do direito privado, que tem como objetivo implicar quais serão as regras, procedimentos e condutas que pessoas físicas e jurídicas devem ter em sociedade.
Baseado em três princípios:
Socialidade: “o coletivo sobre o individual” – os valores coletivos devem prevalecer sempre em detrimento dos valores individuais.
“Art. 421. A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato”.
Eticidade: “a boa-fé” – lei deve ser aplicada, levando em consideração a boa-fé objetiva e subjetiva, além da justiça, da ética, da moral e com valores de equidade e probidade.
“Art. 113. Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração”.
Operabilidade: “autonomia” – dar maior autonomia ao julgador para que aplique as regras e normas previstas pelo Código Civil, de forma menos genérica e abstrata, levando em consideração o caso concreto.
O Direito Civil é, sem dúvida alguma, o ramo mais complexo e extenso do direito. No entanto o ordenamento jurídico não mostra de forma tão abrangente, fazendo divisões na abordagem de cada assunto, de forma mais específica:
Parte Geral: trata das questões gerais do ordenamento jurídico, para a solução de conflitos, apontamento de direitos e deveres do cidadão, dos bens e dos fatos jurídicos.
Parte Especial: trata das áreas do direito que não possuem legislação ou ordenamento jurídico específico.
Nossa atuação, até o momento, está estruturada para o atendimento nas áreas:
Processual:
Direito Civil:
Direito Empresarial:
Direito Contratual:
Direito Bancário:
Ajuizamento de Ação Judicial visando a revisão contratual e a identificação e modificação de cláusulas abusivas
Direito do Consumidor:
Orientações, consultoria e pareceres para empresas (fornecedor);
Audiências:
Preparação: preparação e coordenação para a realização da audiência.
Preventivo e Reativo
Assim como juízes e desembargadores, responsáveis pelas análises e decisões, em todas as instancias, estão assoberbados de processos, o que torna humanamente impossível uma verificação mais aprofundada que possibilite decisões mais firmes e fundamentadas, evitando com isso a possibilidade de inúmeros recursos, os advogados, também, enfrentam o mesmo problema pelo número de casos que muitas vezes impossibilitam de vivenciar o processo de maneira a fechar todas as brechas e encontrar fundamentações que aumente ou maximizem as chances de sucesso.
A ADVICETECH não está vinculada a Lawtech ou Legaltech, pois não se trata de ferramentas digitais para controles digitais e tecnologia para o meio jurídico. Nossa atuação é conhecimento e fundamentação jurídica, somada às técnicas de consultoria envolvendo pesquisa, levantamentos, estratégias e outras ferramentas disponíveis, no intuito de fornecer ao profissional de Direito, informações que auxiliem a construção e os argumentos a serem utilizados nos processos.