Ativos

TÍTULOS PÚBLICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL (BRASIL)

Títulos do Tesouro Nacional

Tesouro Prefixado (LTN)

LTN – Letra do Tesouro Nacional, é um título público do Tesouro Direto, com taxas prefixadas, hoje chamado de Tesouro Prefixado. É um tipo de investimento considerado de baixo risco e pode ser feito por qualquer cidadão com conta em uma corretora de investimentos. 

A LTN é um título prefixado do Tesouro Direto, podendo ser de dois tipos:

  • Prefixados – ou seja, em que é possível saber qual será o retorno no fim da aplicação, por exemplo, 6% ao ano. É aqui que a LTN se encaixa.
  • Pós fixados – quando o rendimento é atrelado a algum outro índice da economia. Por exemplo, um rendimento de 100% do CDI (uma taxa comum usada pelos bancos). Nesse caso, o investidor sabe que seu dinheiro vai render conforme algo específico – mas não sabe exatamente quanto porque esse indicador tem suas flutuações.

Importante: Com exceção dos títulos LTN, todos os demais comercializados no Tesouro Direto estão atrelados a algum índice, como a Selic ou o IPCA. Por isso, são chamados de pós-fixados – já que a Selic e o IPCA estão sujeitos a mudanças e, portanto, alteram o rendimento total.

Atualmente estão à disposição Na Plataforma do Tesouro Direto, três títulos prefixados (LTN):

  • O Tesouro Prefixado 2022;
  • O Tesouro Prefixado 2025;
  • E o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2029.

A compra e venda de títulos do Tesouro Direto por três canais:

  • No site do Tesouro Direto,
  • No site de sua instituição financeira – normalmente, na plataforma de investidor
  • Através de sua própria instituição financeira, permitindo que ela aplique seu dinheiro na LTN.

Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, a LTN é negociada por uma plataforma do Governo Federal.

O valor mínimo para investir no Tesouro Prefixado: R$ 30.

O valor máximo para aplicação no Tesouro é de: R$ 1 milhão por mês.

Tributação:

Ao investir na LTN ou em outro título do Tesouro Direto, os investidores serão tributados da mesma maneira que as demais operações de Renda Fixa, ou seja, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para resgate da aplicação em menos de 30 dias; e Imposto de Renda (IR), com alíquota regressiva dependendo do prazo do investimento: 20%, em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;17,5%, em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias; e 15%, em aplicações com prazo acima de 720 dias.

Títulos do Tesouro Nacional

LTF – LETRA FINACEIRA DO TESOURO

A Letra Financeira do Tesouro, ou LFT do Tesouro, nada mais é que o Tesouro Selic. Trata-se de um investimento em títulos públicos de renda fixa, que rende de acordo com a taxa de juros da economia.

Tesouro Selic (LFT) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa básica de juros da economia.

Títulos do Tesouro Nacional

NTN-B / NTN-F NTN-C (NOTAS DO TESOURO NACIONAL)

NTNB é recomendada quando a inflação está aumentando. Já a LTN é recomendada quando a taxa Selic e a inflação estão diminuindo. O LFT é que apresenta menor risco. Ótimo para que está formando seu fundo de emergência.

As NTNF ou Notas do Tesouro Nacional série F, atualmente também são conhecidas pelo nome de Tesouro Prefixado com pagamento de juros semestrais. Diferente do que ocorre com as NTNB, as NTNF só possuem um tipo de título, sendo negociado atualmente no Tesouro Direto com vencimento único em 2029

Tesouro Direto é um título emitido pelo governo federal. Dessa forma, você investe o seu dinheiro e o recebe acrescido de juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. Assim, os títulos do Tesouro Direto se tornaram uma das estrelas da renda fixa.26 de jun. de 2020

Sigla para Nota do Tesouro Nacional tipo B, a NTNB é um tipo de título público do Tesouro Direto. Trata-se de uma opção de renda fixa, com retorno pós-fixado e atrelado à taxa de juros semestrais.

O que é o título Tesouro IPCA NTNB Principal? É um título pós-fixado do Tesouro Direto que está vinculado ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Isso significa que o seu ganho será a taxa da inflação, acrescido do juro real do título que é calculado entre a data de compra e a data do vencimento do título.

As NTNB (Notas do Tesouro Nacional –Série Bsão títulos públicos pós-fixados que seguem a rentabilidade da taxa Selic. Assim como as NTNB, as NTNB –Principal são títulos públicos indexados ao IPCA. Não há, porém, pagamento de cupons, e os juros são resgatados integralmente ao final da operação

Atualmente, a NTNC possui a denominação de Tesouro IGP-M com pagamentos de juros semestrais. O funcionamento desse título é bem simples. … O IGP-M é um dos indicadores utilizados para medir a inflação do país e realizar correções em preços, principalmente no que tange a área de construção civil e imobiliária

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO internacionais

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO DOS ESTADOS UNIDOS

Os títulos do Tesouro dos Estados Unidos são instrumentos de dívida do governo emitidos pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para financiar os gastos do governo como alternativa à tributação. Os títulos do Tesouro são frequentemente chamados de TÍTULOS DO TESOURO

Desde 2012, a dívida do governo dos EUA é administrada pelo Bureau of the Fiscal Service , sucedendo ao Bureau of the Public Debt .

Existem quatro tipos de títulos do Tesouro comercializáveis

  • TREASURY BILLS (Letras do Tesouro)
  • TREASURY NOTES (Notas do Tesouro)
  • TREASURY BONDS (Obrigações do Tesouro)
  • TÍTULOS DO TESOURO PROTEGIDOS SECURITIES – (TIPS)

O governo vende esses títulos em leilões conduzidos pelo Federal Reserve Bank de Nova York , após os quais eles podem ser negociados em mercados secundários . Os títulos não negociáveis ​​incluem títulos de capitalização, emitidos ao público e transferíveis apenas como presentes; a Série de Governo Estadual e Local (SLGS), adquirível apenas com o produto das vendas de títulos estaduais e municipais; e a Série Contas do Governo, adquirida por unidades do governo federal.

Os títulos do Tesouro são garantidos pela fé e pelo crédito total dos Estados Unidos, o que significa que o governo promete levantar dinheiro por qualquer meio legalmente disponível para reembolsá-los. Embora os Estados Unidos sejam uma potência soberana e possam entrar em default sem direito a recurso, seu forte histórico de reembolso deu aos títulos do Tesouro a reputação de um dos investimentos de menor risco do mundo.

TREASURY BILLS

Também conhecido como Bill ou T-Bill.

Bilhetes do Tesouro (T-bills ) são obrigações de cupom zero que vencem em um ano ou menos. Eles são comprados com um desconto do valor nominal e, em vez de pagar um cupom de juros, são eventualmente resgatados pelo valor nominal para criar um rendimento positivo até o vencimento . 

T-bills semanais regulares são comumente emitidos com datas de vencimento de 4 semanas, 8 semanas, 13 semanas, 26 semanas e 52 semanas. Os títulos do Tesouro são vendidos em leilões de preço único realizados semanalmente. Os valores das ofertas de títulos de 13 e 26 semanas são anunciadas todas as quintas-feiras para leilão na segunda-feira seguinte e liquidação, ou emissão, na quinta-feira. Os valores da oferta para contas de 4 e 8 semanas são anunciados na segunda-feira para leilão no dia seguinte, terça-feira, e emissão na quinta-feira. Os valores das ofertas de notas de 52 semanas são anunciados toda quarta quinta-feira para leilão na terça-feira seguinte e emissão na quinta-feira seguinte. A compra mínima é de $ 100; era $ 1.000 antes de abril de 2008. Letras do tesouro maduras também são resgatadas todas as quintas-feiras. Bancos e instituições financeiras, especialmente revendedores primários, são os maiores compradores de letras do Tesouro.

Como outros títulos, as emissões individuais de letras do Tesouro são identificadas com um número CUSIP exclusivo. A fatura de 13 semanas emitida três meses após uma fatura de 26 semanas é considerada uma reabertura da fatura de 26 semanas e recebe o mesmo número CUSIP. A nota de 4 semanas emitida dois meses depois e com vencimento no mesmo dia também é considerada uma reabertura da nota de 26 semanas e compartilha o mesmo número CUSIP. Por exemplo, a nota de 26 semanas emitida em 22 de março de 2007 e com vencimento em 20 de setembro de 2007 tem o mesmo número CUSIP (912795A27) que a nota de 13 semanas emitida em 21 de junho de 2007 e com vencimento em 20 de setembro, 2007, e como a fatura de 4 semanas emitida em 23 de agosto de 2007 com vencimento em 20 de setembro de 2007.

As letras do tesouro são cotadas para compra e venda no mercado secundário em uma porcentagem de desconto anualizada, ou base . O cálculo geral do rendimento de desconto para letras do Tesouro é: 

 

TREASURY BONDS,

Também conhecidos como Bond ou T-Bond.

O T-Bonds são os títulos que apresentam maiores prazos. São títulos de maturidade acima de 10 anos. Os emitidos atualmente são de 30 anos (30-Year Bond) e, assim como os T-Notes, apresentam pagamentos semestrais.

Quanto maior o prazo do título, maior a volatilidade que ele pode apresentar até seu vencimento.

É possível também que ocorram operações de STRIPS, que é a negociação separada dos cupons e do valor principal do título no T-Notes e T-Bonds.

TREASURY NOTE,

Também conhecidos como Note ou T-Note                                                                      

 As notas do Tesouro (T-notes) têm vencimentos de 2, 3, 5, 7 ou 10 anos, têm um pagamento de cupom a cada seis meses e são vendidas em incrementos de $ 100. Os preços das notas do T são cotados no mercado secundário como uma porcentagem do valor nominal em trinta segundos de um dólar. As notas ordinárias do Tesouro pagam uma taxa de juros fixa que é definida em leilão. Outro tipo de nota, conhecido como nota de taxa flutuante, paga juros a uma taxa que se ajusta trimestralmente com base nas taxas das contas.

A nota do Tesouro de 10 anos tornou-se o título mais frequentemente cotado quando se discute o desempenho do mercado de títulos do governo dos Estados Unidos e é usada para transmitir a visão do mercado sobre as expectativas macroeconômicas de longo prazo.

TREASURY INFLATION-PROTECTED SECURITIES

Também conhecidos como TIPS

Os títulos do Tesouro (T-bonds , também chamados de títulos longos ) têm o vencimento mais longo em trinta anos. Eles recebem um pagamento de cupom a cada seis meses, como notas do Tesouro.

O governo federal dos Estados Unidos suspendeu a emissão de 30 anos do Tesouro para quatro anos de 18 de fevereiro de 2002 a 9 de fevereiro de 2006. Como o governo dos EUA usou excedentes orçamentais para pagar a dívida federal no final de 1990, o 10 A nota do Tesouro de 30 anos começou a substituir os títulos do Tesouro de 30 anos como a métrica geral mais seguida do mercado de títulos dos EUA. No entanto, por causa da demanda de fundos de pensão e grandes investidores institucionais de longo prazo , juntamente com a necessidade de diversificar os passivos do Tesouro – e também porque a curva de rendimento mais plana significa que o oportunidade de venda de dívida de longo prazo caiu – o título do Tesouro de 30 anos foi reintroduzido em fevereiro de 2006 e agora é emitido trimestralmente.  Em 2019, o secretário do Tesouro Steven Mnuchin disse que a administração Trump estava considerando a emissão de títulos do Tesouro de 50 e até 100 anos.

TÍTULOS NONMARKETABLE 

Também conhecidos como Poupança Americana

Títulos de poupança foram criados em 1935 e, na forma de títulos da Série E , também conhecidos como títulos de guerra, foram amplamente vendidos para financiar a Segunda Guerra Mundial . Ao contrário das Obrigações do Tesouro, não são negociáveis, sendo resgatáveis ​​apenas pelo comprador original (ou beneficiário em caso de morte). Eles permaneceram populares após o fim da Segunda Guerra Mundial , muitas vezes usados ​​para economias pessoais e dados como presentes. Em 2002, o Departamento do Tesouro começou a mudar o programa de títulos de capitalização, reduzindo as taxas de juros e fechando seus escritórios de marketing.  A partir de 1º de janeiro de 2012, as instituições financeiras não mais vendem títulos de capitalização de papel.

YIELD TO MATURITY (YTM)

O YTM – Yield to maturity é o rendimento pago no vencimento do título (rendimento até a maturidade). Ou seja, é o retorno que um investidor recebe ao levar seu investimento até sua dada de vencimento inicial.

Nas operações com esses títulos é importante verificar qual sua maturação, pois os títulos podem ser mantidos até o vencimento com garantia do valor de face ou vendidos antes do vencimento.

Quando um título vence, o investidor recebe o valor nominal. A diferença entre o preço de compra e o valor nominal é igual aos juros auferidos.

O preço do título depende da relação da taxa de juros e o YTM dele. Se o YTM é maior do que a taxa de juros, o preço do título será menor do que o valor nominal.

Se o YTM e taxa de juros são iguais, o preço será igual ao valor nominal. Já se o YTM é menor do que a taxa de juros, o preço será maior que o de face.

YANKEE BOND

Um título Yankee é uma obrigação de dívida emitida por uma entidade estrangeira, como um governo ou empresa, que é negociada nos Estados Unidos e denominada em dólares americanos.

Os títulos ianques são regidos pelo Securities Act de 1933 , que exige que os títulos sejam registrados na Securities and Exchange Commission (SEC) antes de serem colocados à venda. Os títulos ianques são freqüentemente emitidos em tranches, partes individuais de uma oferta de dívida maior ou arranjo de financiamento estruturado que têm níveis de risco, taxas de juros e vencimentos diferentes, e as ofertas podem ser extremamente grandes, chegando a US $ 1 bilhão.

Existem também certificados de depósitos ianques , CDs emitidos nos Estados Unidos por uma agência ou agência de um banco estrangeiro.

Outra consideração é o ambiente da taxa de juros. Emissores estrangeiros geralmente favorecem a emissão de títulos ianques quando há um ambiente de taxas de juros baixas nos Estados Unidos, uma vez que isso significa que o emissor pode oferecer o título com pagamentos de juros mais baixos. Mas se algo fizer as taxas de juros dispararem ou despencarem em três meses, isso pode bagunçar o preço cuidadosamente calibrado do título dos Yankees, afetando a qualidade de sua venda.

Finalmente, um título Yankee pode ser afetado pela economia de seu país de origem. Portanto, se aquele país tiver uma economia instável, seu preço pode cair ou o emissor pode ter problemas – o que pode afetar seus pagamentos de cupons. E embora o título do Yankee seja emitido em dólares, ele também pode estar vulnerável a alguns riscos cambiais, já que os problemas econômicos de uma nação frequentemente afetam o desempenho de seu dinheiro nos mercados de câmbio.

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO ASIÁTICO

Dragon Bond

Um título dragão é um título de dívida de longo prazo emitido por empresas que operam em países asiáticos, exceto Japão, mas denominado em moedas estrangeiras estáveis, como o dólar americano ( USD ) ou o iene japonês ( JPY ).

Um título Dragon é um título de renda fixa denominado em moedas consideradas mais estáveis ​​do que a moeda local; como resultado, é visto como mais atraente para os investidores estrangeiros. A justificativa para estruturá-los para serem o mais atraentes possível para investidores fora da Ásia é porque eles mitigam o risco cambial que pode impactar os retornos conforme os valores das moedas flutuam. Os bônus do dragão são semelhantes aos eurobônus , pois são denominados em moedas estrangeiras que são líquidas e estáveis, mas no contexto asiático, e não na Europa.

Os bônus do Dragão foram introduzidos pela primeira vez em 1991 pelo Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB). Devido à denominação estrangeira, estes podem ser mais complexos do que outros títulos devido às diferenças internacionais na tributação, questões de conformidade regulatória enfrentadas pelas empresas que os emitem, além de liquidez limitada para negociá-los em mercados secundários.

Os bônus do dragão foram criados para ampliar o mercado de títulos de renda fixa na Ásia e desenvolver mercados financeiros asiáticos mais ativos. Embora as empresas asiáticas tenham emitido títulos em moedas locais, eles atraíram principalmente os investidores domésticos, limitando o acesso ao capital. Os investidores estrangeiros muitas vezes relutavam em comprar títulos dominados em moedas que podiam flutuar rapidamente. Moedas como o dólar americano e o iene japonês foram consideradas estáveis ​​o suficiente para acumular ativos.

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO JAPONESES

Shogun Bond

O título Shogun é um tipo de título emitido no Japão por entidades estrangeiras, incluindo empresas, instituições financeiras e governos, e denominado em uma moeda diferente do  iene .

Os títulos do shogun foram nomeados após a palavra japonesa para o tradicional líder militar do exército japonês. Um título de Samurai é semelhante a um título de Shogun, mas os títulos de samurai são denominados em ienes, enquanto os títulos de Shogun são emitidos em moeda estrangeira. Um exemplo de título Shogun seria uma empresa chinesa emitindo um título denominado em renminbi no Japão. Os títulos Shogun em moeda estrangeira emitidos no Japão estão disponíveis para investidores japoneses e estrangeiros.

O primeiro título Shogun foi emitido em 1985 pelo Banco Mundial , em consideração ao esforço do governo japonês para internacionalizar amplamente o iene japonês e liberalizar os mercados de capitais do país. O título era denominado em dólares americanos ( USD ). Southern California Edison tornou-se a primeira corporação dos Estados Unidos a vender títulos Shogun denominados em dólares, também em 1985. 

 

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO CANADENSES

Maple Bond

O Maple Bond é denominado em dólares canadenses (CAD), transaciona no mercado secundário e dá aos emissores estrangeiros acesso ao mercado de dívida canadense.

Os títulos da Maple são títulos denominados em dólares canadenses emitidos por empresas estrangeiras ou tomadores de empréstimos no mercado de renda fixa canadense . Os mutuários geralmente emitem dívida no mercado de Maple Bond se puderem obter financiamento a um custo equivalente ou inferior ao que está disponível em outros mercados. A emissão de títulos da Maple é, portanto, afetada pela eficácia em termos de custos para o emissor tomar emprestado em dólares canadenses e trocar os recursos de volta para a moeda de financiamento de sua escolha.

Semelhante a outros títulos estrangeiros , como o Bulldog Bond , Samurai Bond e Matilda Bond, o Maple Bond permite aos investidores nacionais (neste caso, investidores canadenses) investir em empresas estrangeiras sem se preocupar com os efeitos das flutuações cambiais . Uma vez que o investidor não assume nenhum risco cambial ao manter esses títulos, os Maple Bonds são um título de investimento atraente para os investidores canadenses. Além disso, os canadenses usam esses títulos para diversificar suas participações em renda fixa e obter rendimento incremental, evitando o risco cambial . Em outras palavras, os Maple Bonds oferecem uma oportunidade de investir em empresas estrangeiras sem ter que gerenciar os efeitos das flutuações cambiais.

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO AUSTRALIANOs

Kangaroo Bond

Um título Kangaroo é um tipo de título estrangeiro emitido no mercado australiano por empresas não australianas e é denominado na moeda australiana. O título está sujeito aos regulamentos de valores mobiliários da Austrália. Uma ligação canguru também é conhecida como “ligação matilda”.

Os emissores de títulos que desejam acesso a investidores e credores no mercado de dívida australiano emitem um título conhecido como título canguru, nomeado em reconhecimento ao emblema animal nacional do país. Um título canguru é um título estrangeiro emitido em dólares australianos por entidades não nacionais, incluindo corporações, instituições financeiras e governos. 

Grandes corporações e / ou firmas de investimento que procuram diversificar suas participações e melhorar suas exposições cambiais globais podem usar títulos canguru para levantar fundos em dólares australianos. Os títulos Kangaroo são normalmente emitidos quando as taxas de juros na Austrália são baixas em relação às taxas domésticas da corporação estrangeira, reduzindo assim a despesa geral de juros do emissor estrangeiro e o custo do empréstimo .

Títulos Públicos Nacionais e Internacionais

TÍTULOS DO TESOURO EURODOLLAR BOND

Eurodollar Bond

Um título em eurodólar é um título denominado em dólares norte-americanos emitido por uma empresa estrangeira e mantido em uma instituição estrangeira fora dos Estados Unidos e do país de origem do emissor. Os títulos de eurodólar são uma importante fonte de capital para empresas multinacionais e governos estrangeiros. Um título de Eurodólar é um tipo de Eurobônus denominado em dólares .

Não se deixe confundir pelo nome! Embora o Eurodólar tenha se originado em Londres, o nome hoje se refere apenas à história, não à moeda, já que esses títulos são negociados em todo o mundo e não apenas na Europa. Os eurobônus têm o nome da moeda em que são denominados. Por exemplo, os títulos do Euroyen  são denominados em ienes japoneses e os títulos de eurodólar são denominados em dólares americanos, respectivamente. O Eurodólar é um título denominado em dólares americanos vendido por um banco ou empresa não americana situada fora dos Estados Unidos

O termo “Euro” refere-se apenas ao fato de que o título é emitido fora das fronteiras do país de origem da moeda; isso não significa que o título foi emitido na Europa ou denominado na moeda euro. Por exemplo, uma empresa australiana pode emitir um título de eurodólar denominado em dólares americanos por sua subsidiária japonesa.

Leia Também

  • Ativos Tangíveis e Intangíveis
  • Ativos Financeiros Estruturados
  • Ativos Financeiros não Estruturados
  • Títulos Públicos Nacionais e Internacionais
  • Documentos Financeiros Referentes ao Ativo
  • Minérios
  • Ativos Prospectados
  • Ativos não Negociáveis
  • Moedas Fora de Circulação
  • Bens e Direitos

Assuntos Interessantes

  • DOCUMENTOS FINANCEIROS : SKR
  • OPERAÇÕES FINANCEIRAS NACIONAIS : Bancarização
  • Operações Estruturadas
  • Instituições Financeiras