Uma garantia bancária é um título de crédito da dívida financeira de um banco garantidor, em nome do requerente, para mitigar o risco em nome da parte beneficiária. Ele pode ser usado para ajudar no financiamento do comércio, o comércio internacional e o comércio interno, e vários outros tipos de contratos em que o pano de fundo de um terceiro (o banco emissor) poderia ser usado.
Quando um banco emite uma Carta de Fiança a um Banco Beneficiário ele analisa para o valor do crédito do requerente, não a transação em geral. Assim, a capacidade de adquirir um instrumento financeiro como uma garantia de Banco é, em grande parte, baseada na relação com o seu cliente.
A garantia bancária é muito semelhante ao de uma Carta de Crédito na medida em que garante o pagamento em nome do seu cliente para o beneficiário.
Ambos os instrumentos financeiros permitem que os contratos entre duas partes se movam mais facilmente e permitem relações no exterior ou com partes que não estão familiarizados. A credibilidade da parte devedora é determinada pelo valor e classificação do instrumento de dívida que emite. Em outras palavras, é mais seguro a um beneficiário receber uma garantia bancária de um banco melhor classificado.
A maioria das instituições financeiras de primeira linha não tem nenhum problema de emitir garantias bancárias para seus clientes com alta qualidade de crédito, os lotes de ativos, e um extenso histórico bancário com eles. No entanto, no mercado de hoje, muitas empresas saudáveis e até mesmo experientes não têm a capacidade de crédito e meios para atender às exigências de um banco mais dotados.