O uso do SWIFT para comunicações financeiras permite um alcance de 10.800 instituições financeiras em todo o mundo.
Há um certo número de códigos SWIFT correspondentes a diferentes tipos de mensagem. Um código SWIFT geralmente consiste nas letras “MT” e em seguida, um número de três dígitos. O “MT” significa simplesmente “Tipo Mensagem ” enquanto os os números correspondem a uma das mensagens SWIFT, determinando o tipo e a necessidade.
BIC é uma sigla para Bank International Code (ou “Código Internacional Bancário”). A finalidade dos códigos SWIFT ou BIC é identificar uma instituição bancária no processo de transferências internacionais, por meio de um código universal único, que pode ter entre 8 e 11 caracteres.
BIC pode ser encontrado no seu contrato bancário, extrato ou na seção de transferências internacionais do banco.
O código IBAN, sigla para International Bank Account Number (Número de Conta Bancária Internacional), foi criado em 1997 para facilitar as transferências entre países da união europeia, e hoje já é utilizado por 69 países, incluindo o Brasil.
A sequência é composta por no máximo 34 caracteres, no Brasil, utilizamos “apenas” 29, de acordo com o que foi regulamentado pelo banco central em 2013 através da circular número 3.625.
O IBAN muda de acordo com a agência e com a conta. Algumas instituições financeiras exigem IBAN e SWIFT para realizar as transferências, outras apenas um dos códigos.