Due Diligence (Diligencia Prévia ou Devida) é uma terminologia utilizada habitualmente para se referir ao processo de estudo, análise, avaliação e busca de informações detalhadas sobre um cliente, negócio ou ativo, para avaliação do risco em tomadas de decisões.
É um dos pilares do compliance, que busca identificar e avaliar a oportunidade de negócio, a análise inclui o levantamento detalhado de informações de um cliente, empresa, negócio, ativo e etc, geralmente com foco em uma possível negociação, para que se possa ter maior segurança na realização de uma transação importante, bem como as possibilidades e perspectivas para o futuro do negócio e o estado de seus ativos e passivos.
Due Diligencede Compliance. Um dos pilares do Programa de Compliance é o due diligence.
A Due Diligence é pautada na investigação de documentos, bancos de dados, pessoas e processos com o objetivo de reduzir a incerteza sobre o negócio.
O Foco pode estar, direta ou indiretamente, relacionados às questões de gestão, jurídicas, fiscais e financeiras.
Concluindo, a due diligence é uma ferramenta importantíssima no mundo empresarial, bancário e comercial, tanto em questões societárias como em assuntos relacionados aos programas de compliance, uma vez que tem como uma das suas principais funções mitigar riscos e averiguar a real situação de uma parte em uma dada operação.