Desempenha cinco funções gerais para promover o funcionamento eficaz da economia dos Estados Unidos e, de forma mais geral, o interesse público. O Federal Reserve
Os criadores do Federal Reserve Act rejeitaram propositalmente o conceito de um único banco central. Em vez disso, previam um “sistema” de banco central com três características salientes:
Embora partes do Sistema do Federal Reserve compartilhem algumas características com entidades do setor privado, o Federal Reserve foi estabelecido para servir ao interesse público.
Existem três entidades principais no Sistema da Reserva Federal:
A Assembléia de Governadores, uma agência do governo federal que se reporta e responde diretamente ao Congresso, fornece orientação geral para o Sistema e supervisiona os 12 Bancos de Reserva.
Dentro do Sistema, certas responsabilidades são compartilhadas entre a Assembléia de Governadores em Washington, DC, cujos membros são nomeados pelo Presidente com o conselho e consentimento do Senado, e os Bancos e Filiais do Federal Reserve, que constituem a presença operacional do Sistema em torno do país. Embora o Federal Reserve tenha comunicação frequente com o poder executivo e funcionários do Congresso, suas decisões são tomadas de forma independente.
O Federal Reserve Board of Governors (Board of Governors), os Federal Reserve Banks (Reserve Banks) e o Federal Open Market Committee (FOMC) tomam decisões que ajudam a promover a saúde da economia dos EUA e a estabilidade do sistema financeiro dos EUA.
Dois outros grupos desempenham papéis importantes nas funções centrais do Sistema da Reserva Federal:
As instituições depositárias oferecem transações ou contas correntes ao público e podem manter suas próprias contas em seus Bancos Federais de Reserva. As instituições depositárias são obrigadas a cumprir os requisitos de reservas – ou seja, manter certa quantia em dinheiro em mãos ou em uma conta em um banco de reserva com base no total dos saldos nas contas correntes que mantêm.
As instituições depositárias que têm saldos mais altos em sua conta do Banco da Reserva do que o necessário para atender às exigências de reserva podem emprestar a outras instituições de depósito que precisam desses fundos para satisfazer suas próprias exigências de reserva. Essa taxa influencia as taxas de juros, os preços dos ativos e a riqueza, as taxas de câmbio e, portanto, a demanda agregada da economia. O FOMC estabelece uma meta para a taxa dos fundos federais em suas reuniões e autoriza ações denominadas operações de mercado aberto para atingir essa meta.
Quatro conselhos consultivos auxiliam e aconselham o Conselho em questões de políticas públicas:
Os Bancos da Reserva Federal também têm seus próprios comitês consultivos. Talvez os mais importantes sejam os comitês que assessoram os bancos em questões agrícolas, de pequenos negócios e trabalhistas. O Federal Reserve Board solicita as opiniões de cada um desses comitês semestralmente.