O BCE – European Central Bank (Banco Central Europeu), é o banco central de 19 países da União Européia, que utilizam o euro. A principal tarefa é manter a estabilidade de preços, taxas de juros para manter a inflação abaixo, mais próxima de 2%. Dessa forma, procura-se ajudar a planejar a economia e seus gastos.
Supervisionam os bancos da área do euro para que você tenha a certeza de que eles podem resistir a um dia chuvoso. A supervisão consistente e padronizada em toda a área do euro ajuda a manter o seu dinheiro seguro, tornando os bancos mais robustos.
Se a autoridade supervisora nacional designada por um Estado-Membro não for um banco central nacional (BCN), o representante da autoridade competente pode ser acompanhado por um representante do respetivo BCN. Nestes casos, os representantes são considerados em conjunto como um só membro para efeitos do processo de votação.
O Comitê Diretor apoia as atividades do Conselho Fiscal e prepara as reuniões do Conselho.
Os cinco representantes dos supervisores nacionais são nomeados pelo Conselho de Supervisão por um ano com base em um sistema de rotação que garante uma representação justa dos países.
O BCE supervisiona diretamente os maiores bancos da Europa, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades nacionais de supervisão no âmbito do Mecanismo Único de Supervisão (MUS).
Os principais objetivos são:
Todos os anos, são identificadas várias prioridades de alto nível para orientar a Supervisão Bancária do BCE. O objetivo é garantir que os bancos supervisionados diretamente abordem os principais riscos de forma eficaz.
A supervisão contínua dos bancos importantes é realizada por Equipes de Supervisão Conjunta (ECS). Estas equipas são formadas por funcionários do BCE e pelos supervisores nacionais relevantes. Saiba mais sobre suas tarefas e composição.