Nippon Ginkon
Nippon Ginko
INFORMAÇÕES
FINANCIAL TERMNippon Ginko
TRADUÇÃO LIVRE/FINANCEIRABanco Central do Japão
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

NIPPON GINKO

CONCEITO

O Banco do Japão, também conhecido como Nippon Ginko, é o banco central do Japão. O Banco é geralmente chamado de Nichigin . Sua sede situa-se em Chuo, Tóquio.

O Banco do Japão foi reorganizado em 1942 com a Lei do Banco do Japão de 1942. Houve um breve período pós-guerra durante a ocupação do Japão quando as funções do banco foram suspensas e uma moeda militar foi emitida. Em 1949, o banco foi novamente reestruturado.

Na década de 1970, o ambiente operacional do Banco evoluiu junto com a transição de uma taxa de câmbio fixa e uma economia fechada para uma economia aberta com uma taxa de câmbio flexível.

Durante todo o período pós-guerra, até pelo menos 1992, a política monetária do Banco do Japão era primariamente conduzida via seus controles de crédito de ‘orientação pela janela’ (que é a principal ferramenta de política monetária do modelo do banco central chinês), no qual o banco central imporia cotas de crescimento do crédito do banco aos bancos comerciais. A ferramenta foi fundamental na criação da ‘bolha econômica’ da década de 1980. Ele foi implementado pelo ‘Departamento de Negócios’ , que era liderado durante os anos da bolha, de 1986 a 1989, por Toshihiko Fukui (que tornou-se vice-presidente na década de 1990 e presidente em 2003).

Uma grande revisão em 1997 da Lei do Banco do Japão foi projetada par dar a ele uma maior independência; no entanto, o Banco do Japão foi criticado por já possuir uma independência excessiva e carecer de prestação de contas antes de a lei ser promulgada. Um certo grau de dependência estaria previsto na nova Lei. O artigo 4º afirmava: Em reconhecimento ao fato de que a moeda e o controle monetário são sobretudo um componente de política econômica, o Banco do Japão deveria sempre manter contato próximo com o governo e trocar opiniões de modo que seu controle monetário e a posição básica da política econômica do governo fossem mutuamente harmoniosas.

De acordo com seu estatuto social, as missões do Banco do Japão são:

  • Emissão e administração de papel-moeda;
  • Implementação da política monetária;
  • Prestação de serviços de liquidação e assegurar a estabilidade do sistema financeiro;
  • Operações relacionadas ao Tesouro e aos títulos do governo;
  • Atividades internacionais;
  • Compilação de informações, análises econômicas e atividades de pesquisa;

O Banco do Japão tem sua sede em Nihonbashi, Tóquio, no local de uma extinta casa da moeda de ouro (o Kinza) e, não por coincidência, próximo ao famoso distrito de Ginza, cujo nomes significa “casa da moeda de prata”. O edifício neo-barroco do Banco do Japão em Tóquio foi projetado por Tatsuno Kingo em 1896.
A filial de Osaka em Nakanoshima é algumas vezes considerado como a estrutura que efetivamente simboliza o banco como uma instituição.