Hong Kong Monetay Authority
Hong Kong Monetay Authority
INFORMAÇÕES
FINANCIAL TERMHong Kong Monetary Authority
TRADUÇÃO LIVRE/FINANCEIRAAutoridade Monetária de Hong Kong
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

HONG KONG MONETARY AUTHORITY

CONCEITO

A Hong Kong Monetary Authority (Autoridade Monetária de Hong Kong ou AMHK) é o banco central de Hong Kong (mais precisamente, comitê monetário). É uma autoridade governamental fundada em 1º de abril de 1993 por meio da consolidação do “Escritório do Fundo de Câmbio” e do “Escritório do Comissário de Bancos”. A organização se reporta diretamente ao Secretário de Finanças.

Responsabilidades

O fundo foi inicialmente estabelecido e administrado pela “Portaria do Fundo de Câmbio” em 1935. Agora chamado de “Portaria do Fundo de Câmbio”.

O principal objetivo do Hong Kong Monetary Authority é garantir a estabilidade da moeda de Hong Kong e do sistema bancário. Ele também é responsável por promover a eficiência, integridade e desenvolvimento do sistema financeiro.

O AMHK emite notas apenas na denominação de dez dólares de Hong Kong. A função de emissão de notas de outras denominações é delegada aos bancos emissores no território, Hong Kong e Shanghai Banking Corporation, Standard Chartered Bank e Banco da China .

Desde 1995, o AMHK firmou um pacto de estabilidade com os bancos centrais da Malásia, Tailândia, Indonésia e Austrália para firmar acordos de recompra, que proporcionam liquidez.

Fundo Cambial

Sob o domínio colonial, a AMHK não colocou fundos em bancos locais não avaliados pela Moody’s Investors Service e Standard & Poor’s. Apenas os três bancos emissores de notas podiam receber depósitos, uma vez que haviam sido classificados por “padrões internacionais objetivos”.

Durante a crise financeira asiática , os especuladores cambiais venderam pesadamente em dólares de Hong Kong, vendendo a descoberto ações locais e futuros do índice Hang Seng.

O governo usou o fundo de forma polêmica para adquirir HK 120 bilhões (US $ 15 milhões) em ações em uma intervenção no mercado de duas semanas, iniciada em 12 de agosto de 1998, com o objetivo de punir e dissuadir os especuladores.  A intervenção foi amplamente criticada como prejudicial à sua reputação como um dos centros financeiros do mundo. Em vez de ser um regulador, o governo se tornou “um jogador, um jogador muito importante”.

Em retrospecto, um especulador disse … “A intervenção do governo aumentou a confiança do público no mercado quando ele estava perto do colapso total, evitando uma crise de mercado maior e segura.

Em agosto de 1998, como parte de um mandato mais amplo para proteger a moeda, a Autoridade emprestou ao governo da Tailândia US $ 1 bilhão do fundo como parte de um resgate de 17 bilhões, organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).