Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization
justify

LOL = Lucro Operacional Líquido

RL = Receita líquida

CM = Custo Das Mercadorias

DO = Despesas Operacionais

DFL = Despesas Financeiras Líquidas

INFORMAÇÕES
FINANCIAL TERMEARNINGS BEFORE INTEREST, TAXES, DEPRECIATION AND AMORTIZATION
TRADUÇÃO LIVRE/FINANCEIRALUCROS ANTES DE JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO
ÍNDICES FINANCEIROS

EARNINGS BEFORE INTEREST, TAXES, DEPRECIATION AND AMORTIZATION

CONCEITO

EBITDA – Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization ou LAJIDA – Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, é o cálculo que permite conhecer quanto a empresa está gerando de caixa com base em suas atividades operacionais, não considerando os impactos financeiros e dos impostos.

Esse indicador financeiro, é bastante utilizado por empresas de capital aberto e por analistas, uma vez que permite verificar o real desempenho da companhia em dado período sem a influência de fatores difíceis de serem mensurados.

  • É precisa na medição da produtividade e a eficiência do negócio, demonstrando se uma empresa se tornou mais eficiente de um ano para o outro, sem a influência de fatores externos.
  • O indicador é útil para medir o desempenho de empresas endividadas, pois os encargos que essas empresas precisam pagar podem reduzir em muito o seu lucro ou mesmo resultar em prejuízo.

A análise possibilita saber se a empresa está sendo produtiva e eficiente, o que indica ter potencial para pagar suas contas e gerar caixa no futuro.

Um resultado negativo significa que a operação da empresa não está sendo rentável. Isso não quer dizer, porém, que ela necessariamente está tendo prejuízos no seu resultado final, já que pode estar tendo ganhos, por exemplo, com o retorno de investimentos.

  • O EBITDA de uma empresa pode ser calculado com base em informações que estão disponíveis na DRE (Demonstração do resultado do exercício), para isso é preciso levantar o lucro operacional líquido da empresa
  • As despesas operacionais incluem tanto as despesas com vendas do produto ou serviço como as despesas gerais e administrativas.
  • Após chegar ao cálculo do lucro operacional líquido, é preciso adicionar os valores de depreciação e de amortização, que estavam embutidos no cálculo do custo e das despesas operacionais. A fórmula de cálculo do EBITDA pode ser representada assim:
Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações = EBITDA