Mercado financeiro e Confiabilidade Digital

Sem se diferenciar dos demais setores mercadológicos, o “Mercado Financeiro”, de modo global sentiu-se obrigado a evoluir em meio as novas regras, “impostas”, por fatores externos que acometeram o mundo. Face ao estado pandêmico enfrentado, em principal no ano de 2020 até meados de 2022, quando foi possível ver a diminuição da curva, estabeleceram restrições de convivo severas, “obrigando” por assim dizer, novas dinâmicas para a continuidade da “roda da fortuna”.

Ora veja, o mercado financeiro, ainda que tenha sofrido variações de modernização ao longo dos anos, sempre se orgulhou por seu sistema ortodoxo de atuação. Gigantes do mercado, sempre mantiveram a tradicionalidade operacional, ditando regras tácitas para a funcionalidade do sistema, adequando o mercado a um “modus operandi” que dificilmente, sofria variações e/ou proporcionava qualquer alternativa diferenciada para um mesmo serviço. Porem, e toda revolução ou modernização sempre se inicia por um “porem”, o mundo ortodoxo passou a se tornar obsoleto em resposta a uma nova dinâmica social, imposta por uma epidemia que mudaria todos os conceitos de convívio social.

Ficava então, no começo de 2020, uma grande incerteza sobre como e por quanto tempo funcionariam os protocolos de distanciamento social, a princípio, esperava-se uma solução ágil que pudesse reacender o mercado, um pequeno “hiato” na normalidade, suposição que logo se mostrou errônea e o mundo passava por um pânico generalizado (ainda existente, em menores proporções), e o congelamento das atividades passou a se tronar perigoso ameaçando o mercado que nunca dorme.  O sistema ortodoxo passou a se tornar cada vez menos “possível” uma vez que suas ferramentas não se tornavam capazes de suprir as necessidades do novo “novo”, deixando assim seus serviços morosos, ainda mais difíceis e totalmente contraproducentes.

Os olhares então se voltaram para o meio digital, aquele que sempre oferecia novas alternativas, mais modernas e menos burocráticas ao sistema, mas que por se tratar de uma “novidade”, extremamente “heterodoxa”, sempre fora repelida pelo sistema jurássico (e aqui cabe todo o respeito da palavra, uma vez que ainda que não siga os padrões de modernização, fora capaz de manter-se equilibrado e funcional ao longo dos anos). Instituições outrora gigantes perante ao mercado que dominavam, passaram a ter concorrência direta, de sistemas muito menos onerosos, mais velozes eficientes e de surpreendente dinâmica. Palavras como Digital Banking, Fintechs, Criptocoins, ICO’s e Blockchain, dominaram o mercado com a mesma velocidade que prometem. Velhos paradigmas passaram a ser quebrados, quando grandes instituições diminuíram seus custos operacionais entendo que ferramentas digitais poderiam suprir com maior eficácia suas necessidades, desmontando os velhos conceitos do ambiente físico como sinal de “poder” ou “funcionalidade”. Programas como Zoom e Google Meet, se tornaram as novas salas de reunião corporativa, home office a nova extensão da empresa e as mentes por trás da era digital os proporcionadores de um novo “gás” para a roda da fortuna não parar.

As dinâmicas vêm ganhando mais força a cada dia, e aqueles que passaram a se adequar ao “novo” mercado, tem visto em novas alternativas um sistema mais eficaz e eficiente de movimentar o mercado financeiro como um todo.

Essas novas alternativas nós proporcionaremos a você, na Alternative, com novos conceitos, unificando o conhecimento de mercado com a tecnologia. O ano de 2022 se mostra revolucionário para o mundo, com a premissa de que a era digital poderá mudar todos os conceitos passados, estabelecendo uma estrutura que promete ampliar o mercado de forma histórica, podendo ser o salvo refugio a uma economia que sofreu grandes perdas nos anos que se antecederam.

Convido você a não ficar fora dessa nova estrutura, e ainda mais, convido você a andar conosco nessa jornada que promete ser incrível.  

Siga a Alternative nos LinkedIn e acesse nosso site, e se permita viver o novo com quem entende do mercado.

1 Response
  1. Éilat

    A fascinating discussion is definitely worth comment. I do believe that you should publish more about this issue, it may not be a taboo matter but usually folks dont speak about such subjects. To the next! Cheers!!

Leave a Reply