Produtos e Serviços

ANALISE econômica e Financeira

Analises

ANALISE ECONÔMICA E FINANCEIRA

A ALTERNATIVE, através de seu corpo técnico, executa a análise econômica e financeira, de todos os projetos, operações e negociações, próprias e de terceiros.

  • Próprios: ao analisarmos a solicitação e consultas de nossos clientes em potencial, imediatamente a apresentação de todos os documentos necessários, procedemos uma primeira análise para detectar a viabilidade documental, operacional, econômica e financeira, no intuito de responder ao cliente se podemos ou não atuar no negócio proposto.
  • Terceiros: qualquer cliente pode solicitar, simplesmente, uma análise de documentos, estrutura de operação, contratos, projetos e outros, de maneira que seja necessário a emissão de laudos, pareceres ou Relatório de Análise.

As análises podem ser simples (Relatório de Análise), ou mais complexo (Relatório de Análise de Viabilidade) com pareceres e laudos técnicos (administrativo, financeiro, jurídico e outros) onde contamos com a colaboração de diversos profissionais que nos disponibilizam seus serviços.

Referente a custos: Nossa primeira análise de viabilidade, sem emissão de relatório é feita de forma a não gerar ônus ao cliente potencial. No entanto o Relatório de Análise e o Relatório de Análise de Viabilidade, precisam ser orçados, variando conforme o caso e sua complexidade.

ANÁLISE FINANCEIRA / ECONÔMICA

A análise financeira e ou econômica refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro e segurança de um negócio, operação ou projeto. É um conjunto de ferramentas e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre aquilo que está sendo analisado, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

A análise financeira e/ou econômica, é o estudo da capacidade de geração de lucro de uma empresa, negócio, ativo, produto, estrutura ou operação, medindo seu potencial, riscos e desenvolvimento. O objetivo é determinar o seu desempenho para o melhor uso dos seus recursos.

  • Viabilidade Financeira: Se refere a uma análise vertical do negócio, levando a alguns dos termos já conhecidos, como o Return Over Investment (ROI), ou Retorno Sobre Investimento. Essa taxa se refere ao retorno real obtido com um investimento, considerando os custos e receitas.
  • Viabilidade Econômica: Se refere a um conjunto de decisões a serem tomadas, visando os diferentes caminhos e os benefícios de cada escolha. Para a tomada da decisão, são utilizados como parâmetros a viabilidade financeira, o ROI e o capital de giro de cada opção. A viabilidade econômica compara os parâmetros citados de diversas opções para saber qual investimento tem o maior potencial de sucesso.

Detectamos, com base nas inúmeras consultas que chegam até nós, diariamente, que muitos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, enfrentam dificuldades para conseguir informações confiáveis, procedimentos corretos e assessoria capacitada para desenvolver seus projetos e negócios.

Estas situações são causadas por diversas razões: falta de conhecimento, nomeação ou contratação de profissionais errados ou sem capacidade técnica e experiencial para o assunto, convicções baseadas em folclores de mercado, problemas internos da própria empresa ou da situação momentânea do país. Estes são alguns dos fatores que contribuem, na grande maioria dos casos, para escolhas e opções erradas no mercado, levando o cliente a dissabores e frustrações, tanto no desenvolvimento, como nos resultados.

Equilíbrio:

A análise tem como maior de seus objetivos, fornecer parâmetros e bases para balizarem não só a decisão pelo negócio, mas também os procedimentos para definirem as regras e caminhos a serem tomados, maximizando as chances de sucesso e minimizando os riscos diretos e indiretos.

Também são analisados:
  • Custo fixo que envolve o negócio
  • Custo variável que envolve o negocio
  • Lucro (margem e parâmetros)
  • Situação do Cliente (financeira, legal, pessoal, etc)
Índices (conforme o caso):
  • Indicadores Econômicos
  • Índice de Rentabilidade e Lucratividade (ROA/ROE ROIC)
  • Índice de Liquidez (WACC/EBIT/EBITDA)
  • Índice de Endividamento
  • Índice de Retorno (TMA/TIR/DVA)
  • E outros.