alternative@alternativefinance.com.br (11) 2834-8688 Fale conosco

RWA – Risk Wieghted Asset

RWA – Risk Wieghted Asset


Ativos ponderados pelo risco (RWA) é um banco de ativos ou off-balance-sheet exposures, ponderados de acordo com o risco. Este tipo de cálculo de ativos é usado na exigência de capital ou Taxa de Adequação de Capital (CAR) para uma instituição financeira. Basel I, o acordo publicado pelo Comité Basel de Supervisão Bancária, explica por que usar uma abordagem de risco ponderado é a metodologia que os bancos devem adotar para o cálculo do capital.

  • Ele fornece uma abordagem mais fácil para comparar bancos em diferentes geografias;
  • Off-balance-sheet exposures podem ser facilmente incluídos nos cálculos de adequação de capital;
  • Os bancos não estão impedidos de realizar ativos de baixo risco líquidos em seus livros;

Normalmente, diferentes classes de ativos têm diferentes pesos de risco associados com eles. O cálculo dos ponderadores de risco depende se o banco adotou o padrão ou IRB abordagem sob o Basel II.

Alguns ativos, como debêntures, são atribuídos a um risco mais elevado do que outros, tais como dinheiro ou títulos de valores mobiliários do governo. Uma vez que diferentes tipos de ativos têm diferentes perfis de risco, os ativos de ponderação, de acordo com seu nível de risco, é ajustado principalmente por ativos que são menos arriscados, permitindo que os bancos descontem os ativos de menor risco.

Um documento foi escrito em 1988 pelo Comité de Basel de Supervisão Bancária, que recomenda certas normas e regulamentos para os bancos. Ele foi chamado de Basel I. Após uma revisão do framework, foi instituido o Basel II. Mais recentemente, o comitê publicou um outro framework revisto conhecido como Basel III. A principal recomendação deste documento é que os bancos devem manter capital suficiente para igualar, pelo menos, 8% dos seus ativos ponderados pelo risco. O cálculo do montante dos ativos ponderados pelo risco depende de que revisão do Acordo de Basel é seguida pela instituição financeira. A maioria dos países têm implementado alguma versão deste regulamento.


Copyright © Alternative 1993-2017 - Todos os direitos Reservados.

Voltar ao Topo